Compatibilidade do seu navegador

O website da AIRC está otimizado para Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer 10.

Detetámos que está a aceder ao nosso website com uma versão desatualizada do Internet Explorer, ou que está a aceder em modo de compatibilidade, o que não permite que o website seja apresentado corretamente. Recomendamos que atualize o seu Internet Explorer para a versão mais recente (ou que verifique as definições do seu browser relativas ao modo de compatibilidade), ou ainda que utilize o Google Chrome ou o Mozilla Firefox para aceder ao nosso website (as ligações seguintes remetem para as páginas de atualização dos respetivos browsers):

atualizar Internet Explorer instalar Mozilla Firefox instalar Google Chrome
Entendo e aceito as limitações, mas desejo fechar este alerta e aceder ao website AIRC com o meu browser atual.

Suporte e Downloads

Downloads mais recentes
ver todos
 

A sua opinião e o seu feedback são importantes. Ajude-nos a melhorar o nosso serviço e as nossas soluções.

 
×
 

Atendimento automático
(+351) 239 850 500

 
×
 

Tenha acesso imediato às novidades. Subscreva as nossas newsletters.

 
 

Conheça e aceite a nossa política de Privacidade no âmbito do RGPD.

 
Downloads
SNC - Versão 25.37.439   
24 Janeiro, 2020

Esta versão não requer atualização da Base de Dados.

MyDoc WIN - Versão 25.111.473   
23 Janeiro, 2020

Esta versão não requer atualização da base de dados.

SIC - Versão 25.22.164   
22 Janeiro, 2020

Esta versão não equer atualização de base de dados.

SGP - Tabelas de IRS 2020 (Continente)   
21 Janeiro, 2020

Tabelas de retenção na fonte de IRS

SCA - Versão 25.70.529   
20 Janeiro, 2020

Esta versão não requer atualização da Base de Dados.

SCE - Índices de Revisão de Preços de janeiro a junho de 2019   
17 Janeiro, 2020

Para carregar os índices na Base de Dados, siga as instruções na ajuda da aplicação.

SEF – Versão 25.50.759   
16 Janeiro, 2020

Esta não requer atualização de base de dados.

SGP – VERSÃO 25.95.1226   
15 Janeiro, 2020

Esta versão não requerer atualização da Base de Dados.

SNC - Versão 25.36.428   
14 Janeiro, 2020

Esta versão não requer atualização da Base de Dados.

MYDOC WIN - VERSÃO 25.110.467   
13 Janeiro, 2020

Esta versão não requer atualização da base de dados.

Perguntas Frequentes

O que devo fazer para desbloquear ficheiros em formato chm?

Para desbloquear os ficheiros em formato chm deve ter em consideração o sistema operativo onde o bloqueio ocorre e efetuar os procedimentos descritos no documento de apoio

SIC - Sistema de Inventário e Cadastro Patrimonial
Tenho uma Fatura de um ano e Nota de crédito do ano seguinte. Como fazer?

Depois de lançada uma fatura (ou outro documento com movimentos a Débito) num ano, e se posteriormente (ano seguinte ou mês seguinte caso sejam Processamentos Mensais) for lançada no SCA uma Nota de Crédito a anular total ou parcialmente o valor de aquisição, deverão realizar as seguintes operações:

  • Anular a amortização anual ou mensal(ais) do bem(ns) no período anterior (caso tenha sido amortizado e caso se justifique), através do lançamento de uma amortização, em Operações extraordinárias, com valor negativo. Lançar na Contabilidade o movimento da amortização;
  • Lançar a Nota de Crédito através de uma desvalorização (pode ser criado um tipo específico para estas situações);
  • Verificar se o bem ficou com o valor correto (valor 0, caso tenha sido uma nota de crédito no valor total do bem(ns));
  • Abater o bem(ns) caso deixe de existir ou nunca tenha sido da entidade;
  • Em alternativa podem abater diretamente o bem, reconciliando o movimento da conta base com o movimento da Nota de Crédito e depois reconciliando no SCA o movimento da amortização.

 

SIC - Sistema de Inventário e Cadastro Patrimonial
Tenho uma Fatura e uma Nota de Crédito a anular logo de seguida. Como fazer?

Depois de lançada uma fatura (ou outro documento com movimentos a Débito) num ano, e se posteriormente, mas no mesmo ano, e se tiver processamentos anuais, for lançada no SCA uma Nota de Crédito a anular totalmente o valor de aquisição, existem 3 possibilidades para a resolução:

  1. Lançar o bem normalmente; lançar a Nota de Crédito através da Regularização via movimento e de seguida abater o bem (caso ele não esteja na posse da entidade).
  2. Lançar o bem normalmente; Abater o bem (caso ele não esteja na posse da entidade), usando o movimento da Nota de crédito para a reconciliação do movimento do abate (atenção à opção de amortizações por duodécimos e valor mínimo).
  3. Não lançar os 2 documentos. Podem regularizar os documentos em Reconciliação > Movimentos de Regularização, para evitar que esses movimentos apareçam nas pesquisas de movimentos por reconciliar. Esta opção parece-nos a mais correta, quando o bem nunca foi da entidade, pois não terá lógica lançar um bem no Património, que nunca tenha sido parte integrante do mesmo.

 

SIC - Sistema de Inventário e Cadastro Patrimonial
Como fazer quando há uma alteração da estrutura orgânica da entidade?

Quando existe uma alteração de estrutura orgânica, eis uma explicação simplificada dos procedimentos aconselhados:

  1. Alterar os códigos da estrutura antiga (janela de Serviços) de forma a que não sejam coincidentes com códigos da nova estrutura;
  2. Criar a nova estrutura na tabela manualmente ou importando do SGP;
  3. Criar Novos Responsáveis (consiste em definir os serviços responsáveis pelas zonas com bens) ou
  4. Transferir os Bens, usando a funcionalidade de Transferência de bens - Serviços (que cria automaticamente os Responsáveis caso não existam) ou a Transferência de bens
  5. Caso hajam bens abatidos em algum serviço a apagar, deve ser realizada a transferência de bens abatidos (estes podem ser transferidos para uma Zona de Abatidos);
  6. Apagar Responsáveis antigos (de serviços extintos);
  7. Apagar ou Inativar Serviços antigos.

 

SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho
Quando um avaliador deixa de o ser, é necessário apagar todas as fichas dos avaliados e voltar a criá-las já associados ao novo avaliador?

Não, se utilizar a Movimentação de Avaliados. Esta rotina permite que toda a informação de uma ficha de avaliação transite quando um avaliado é deslocado da lista de um avaliador para outro. 

SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho
A reformulação de objetivos obriga à substituição de um objetivo por outro?

Não. A reformulação da lista de objetivos possibilita adicionar novos objetivos à lista sem ter de retirar nenhum dos que já tinham sido atribuídos.

SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho
Os resultados da avaliação transitam para o SGP?

Sim. O SAD tem uma rotina que permite fazer a transferência de todas as classificações atribuídas aos trabalhadores para o SGP. 

SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho
Posso iniciar um novo ciclo de avaliação sem ter encerrado o anterior?

Sim. Poderá ser iniciado um novo ciclo de avaliação sem que haja necessidade de fazer o encerramento de todos os processos dos ciclos de avaliação anteriores, permitindo desta forma a intervenção simultânea nos vários ciclos de avaliação.

SGF – Sistema de Gestão de Faturação
O que necessito fazer para instalar o SGF?

Deve efetuar o download dos ficheiros de apoio que servirão de referência para a definição dos Serviços de Utilizadores (Postos Emissores), Artigos e Tipos de Documentos.

Seguidamente deve analisar os ficheiros e efetuar a devida adaptação para os artigos de receita, áreas de faturação e tipos de documentos pertencentes à vossa organização. 

  • Artigo de receita - corresponde à alínea ou número do artigo do regulamento municipal. Com exceção das receitas, que não estão descritas em regulamento, como é o caso dos impostos, transferências obtidas e outras situações idênticas.
  • Áreas de faturação - correspondem aos grandes grupos de receitas municipais (Feiras Rendas, etc.), com agregação dos tipos de documento existentes para esses grupos, como por exemplo, licenciamentos diversos, sendo que deverão apresentar as mesmas características de periodicidade e penalização a aplicar após ultrapassada a data limite de pagamento. 
  • Tipos de documento - correspondem aos registos documentais da receita com a agregação dos diversos artigos de receita, que têm em comum o diário e documento do SCA -Sistema de Contabilidade Autárquica, o  tipo de penalização, serviço emissor e a periodicidade de pagamento. Em resumo, pretende-se automatizar a receita pela sua natureza.

Após a criação dos ficheiros de apoio, estes deverão ser enviados para o endereço de email sgf@airc.pt para consequente validação e posterior importação na aplicação de SGF, por parte do utilizador.

Depois de terem sido cumpridos estes preceitos e com a devida aprovação pela AIRC, será agendada a formação onsite para utilização do SGF. 

Ficheiros de apoio:
SIC - Sistema de Inventário e Cadastro Patrimonial
Como ativar a integração com a aplicação de Gestão Documental?

Para ativar a integração com a gestão documental é necessário ativar a respetiva opção na aplicação e o Administrador deve completar as restantes configurações de integração.

Seguidamente deve criar os modelo de documentos e definir os marcadores, de modo possibilitar a geração automática de documentos na aplicação (Pedidos de Abate e Transferência e Autos de Abate e Transferência). Também tem a possibilidade de associar documentos genéricos aos bens (quaisquer documentos externos).

Na aplicação tem a possibilidade de associar documentos registados na Gestão Documental aos respetivos bens, de modo que todos os documentos são associados a bens e registados na Gestão Documental.

Pretende mais informações acerca das nossas soluções? Contacte-nos:
(+351) 239 850 500  comercial@airc.pt