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História e Marcos

A AIRC foi fundada em Setembro de 1982, ocupando as instalações do Centro Ordenador Municipal da Câmara Municipal de Coimbra e dos Serviços Municipalizados de Coimbra, situado no antigo Estádio Municipal de Coimbra.

A AIRC foi fundada por 30 municípios, tendo desistido um deles na fase inicial, mantendo-se até hoje os restantes 29, sem que tenha ocorrido qualquer posterior adesão.

Nessa data, o pessoal do Centro Ordenador Municipal, que pertencia ao quadro de pessoal da Câmara Municipal de Coimbra, transitou para o quadro de pessoal da AIRC em regime de requisição por tempo indeterminado. Simultaneamente foram contratadas pessoas para reforçar os efetivos da sede em Coimbra e dotar os Centros de Processamento de Dados criados em Aveiro, Viseu, Figueira da Foz e Guarda, do pessoal necessário ao respetivo funcionamento. Após este reajustamento o quadro da AIRC passou a ser constituído por 52 funcionários.

Nesta fase, a AIRC operava praticamente em exclusividade para os 29 associados e 10 clientes não associados, processando, em modo batch, faturação de água, contabilidade e vencimentos.

Os anos seguintes acentuaram a insustentabilidade deste modelo, pelo que, no ano de 1988, foi assumida uma quase total rutura com o passado e implantadas profundas transformações na organização, que lançaram verdadeiramente as bases para a AIRC de hoje. 

Foram extintos os centros de processamento e reduzidos os efetivos de pessoal, mantendo-se apenas a sede em Coimbra e, em simultâneo, acompanhando a evolução tecnológica entretanto verificada, foi significativamente alterado o objeto da AIRC, passando a assumir-se claramente como uma empresa produtora de software e fornecedora de serviços.

Durante os anos seguintes a AIRC desenvolveu sucessivamente novos módulos de software vocacionados para implementação na infraestrutura de cada cliente, tendo sido atribuída prioridade às áreas Financeira, Recursos Humanos, Urbanismo e Gestão Comercial de Águas. 

O portfólio inicial de produtos cresceu de forma sustentada ao longo dos anos, adaptando-se às sucessivas mudanças tecnológicas, ao aumento de complexidade dos sistemas de informação e à exigência crescente dos clientes.

Nos anos 90, em consequência de um aumento constante da quantidade e qualidade dos produtos e serviços e do reforço positivo da imagem da empresa no mercado, verificou-se um crescimento regular e muito significativo do número de clientes, acompanhado de um incremento exponencial da base de produtos instalados e dos serviços de implementação associados aos mesmos.

Em junho de 2002 a sede da AIRC foi transferida para um novo edifício na Av. Fernão de Magalhães, passando de um espaço de cerca de 300 m2 para um outro de dimensão cerca de 5 vezes superior.

Esta mudança, para além de proporcionar melhores condições de trabalho, permitiu reforçar significativamente os recursos humanos e materiais e ultrapassar os problemas que entretanto haviam surgido pela dificuldade em acompanhar a evolução das TIC e em promover a adaptação do software às profundas alterações legislativas ocorridas no ano 2000 no âmbito do sistema de informação financeiro da administração pública local.

A partir de 2002, consolidada a posição no mercado e ultrapassados os constrangimentos acima referidos, foi acelerado o novo ciclo de desenvolvimento de software, orientado para padrões de qualidade superiores, proporcionando um claro aumento de competitividade face à concorrência. 

Em Agosto de 2012 a sede da AIRC transitou para um edifício situado na Zona Industrial de Taveiro, onde se mantém até esta data. Entretanto, iniciou-se a construção da nova sede no Coimbra iParque, perspetivando-se a mudança definitiva para as novas instalações até ao final do ano de 2015.

No presente, a AIRC possui uma estrutura composta por quase uma centena de profissionais, com elevadas competências em investigação e desenvolvimento de software, consultoria, formação e assistência técnica e detém uma posição de confortável liderança neste setor de mercado, com mais de 250 clientes, pertencentes à administração pública, entre os quais cerca de 60% dos Municípios e algumas outras entidades, tais como Serviços Municipalizados, Comunidades Intermunicipais, Associações de Municípios, Empresas Municipais, Regiões de Turismo e Juntas de Freguesia.

A experiência e património de conhecimento acumulados ao longo de 3 décadas, conjugados com a qualidade e envolvimento dos recursos humanos, permitiram construir um extenso e valioso portfólio de produtos, em constante evolução qualitativa e quantitativa, que praticamente abrange a totalidade as áreas de negócio das entidades pertencentes à administração pública local.

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